Plano de Aula: Cores – Alinhado à BNCC

Trabalhei a algumas semanas com o Maternal II a cor amarela e praticamente em diferentes conteúdos  ela esteve bem presente, assim como a cor vermelha que trabalho atualmente com os pequenos. (2015)

*Esse plano foi postado a 4 anos. Atualmente, voltei a atuar na Educação Infantil, como professora do Infantil II (2019)

Tema:

  • Cores

Objetivos:

  • Identificar e explorar as cores ;
  • Desenvolver a percepção visual e tátil;
  • Estimular o prazer pela arte;
  • Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de arte e criação;
  • utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação.

 

BNCC 

Campo de Experiências: Traços, Sons, Cores e Formas

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:  EI02TS02

Estratégias e procedimentos:

  • Mostrar imagens e objetos em que a cor trabalhada na aula é a predominante;
  • Coordenação motora fina e ampla.
  • Contação de Histórias
  • Músicas

(Foco na cor amarela)Quando apliquei o plano, cantamos as músicas e antes da contação de história, mostrei para eles o Saco Mágico, mostrando que dentro dele sairiam vários objetos com a cor que estávamos trabalhando.

cor amarela

Todos eles pegaram os objetos e iam passando para os colegas. Alguns objetos tinham as outras cores primárias, alguns dos alunos já conhecem outras cores. Em seguida contei a história da Cachinhos Dourados com os personagens confeccionados no E.V.A.

cor amarela

Os alunos ouviram atentamente a história, ficaram encantados com os personagens nas minhas mãos. Em seguida, fizeram a atividade do Pintinho Amarelinho que você confere abaixo:

cor amarela

Na semana seguinte, sob a mesma temática, promovi a festa do amarelo. Pedi a todos os pais que enviassem os filhos com roupas na cor amarela, frutas amarelas, levei bexigas. Eles amaram a nossa festa!

cor amarela

Nessa semana (2015) estou trabalhando a cor vermelha. Além de mostrar objetos e imagens com a cor, sempre peço aos alunos a identificarem objetos na escola com a mesma cor. Hoje, cantamos as músicas do Tomatinho Vermelho e do Caranguejo e como atividade eles carimbaram as mãos para formar o animalzinho da música:

cor vermelha

Agora (2019) que voltei a atuar na Educação Infantil, porém alinhei meu plano unificando as formas geométricas às cores. Uma das atividades que aplico na turma é entregar blocos e outras peças coloridas para eles brincarem e peço que me entreguem uma peça de determinada cor, para saber se conseguem identificá-las.

Durante alguns dias estive fazendo a regência na sala do Infantil I e trabalhei a cor amarela com eles, fazendo as seguintes atividades:

cores educação infantil

Cantei com eles a música do Pintinho Amarelinho e entreguei vários pintinhos que tinha na escola para brincarem. Entreguei vários brinquedinhos na cor amarela.

cores educação infantil

Quando os brinquedinhos amarelos deixaram de ser novidade, grudei com fita crepe para eles desgrudarem.

24 comentários em “Plano de Aula: Cores – Alinhado à BNCC

  1. Amei seus planos de aula. Estou trabalhando com cores e formas com crianças de 2 e 3 anos. São 10 alunos de 3 anos e 07 alunos de 2 anos. Achei o Plano de aula cores vermelho e amarelo fantástico. Vou aplicá-lo na minha turminha e, claro, fazendo adaptação de acordo com o perfil da turminha. Quero saber se você tem mais planos de aula com o tema cores e formas. Se tiver, gostaria muito de dê-los. Meu email é teteia.sempre@hotmail.com
    Grande abraço.
    Muito obrigada por essa grande ajuda.

    Curtir

Deixe um comentário