Plano de Aula: Eu e a minha família – alinhada à BNCC/Educação Infantil

Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; escuta, fala, pensamento e imaginação

Conteúdo: Eu e a minha família

Habilidades da BNCC:

(EI02EO01)
Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02EO04)
Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02EO05)
Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

(EI02EF01)
Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02EF03)
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto–leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

(EI02EF04)
Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

(EI02EF06)
Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

(EI02EF09)
Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Objetivos:

  • sentir-se pertencente a própria família
  • compreender o papel de cada individuo na familia
  • desenvolver o respeito e a empatia por cada pessoa que pertence a sua familia
  • desenvolver as habilidades designadas para cada atividade de cada aula

Desenvolvimento:

Aula 1

Antes de iniciar essa sequência de aulas, entrar em contato com os pais ou responsáveis de cada criança, pedindo fotos das famílias. Elaborar um painel com essas fotos (aqui no blog há uma sugestão para montar em formato de casa, clique aqui e confira). Antes de iniciar a aula, levar a turma até as fotos e observar a interação que os mesmos fazem com elas. Perguntar, um a um, quem são aquelas pessoas na imagem e mostrar aos colegas. Depois, encaminha-los a um outro ambiente ou lugar da sala e iniciar a contação de história. Minha sugestão para essa aula: Um amor de família, de Ziraldo.

Essa história pode ser contada utilizando o livro físico, o virtual se você estiver com o tablet ou o notebook para que a turma acompanhe a leitura, utilizando fantoches ou recurso visual feito com EVA, por exemplo.

Depois de contar a história, promover uma roda de conversa sobre a mesma, perguntando aos alunos sobre a sua família, porém conduzindo essa parte de modo diferente: se você utilizou um recurso visual na contação, entregar para a criança, uma de cada vez, e ela falar sobre cada pessoa da sua família utilizando esses personagens.

Aula 2

Pai e Mãe

Nessa aula, o foco serão os pais ou as pessoas que exercem esse papel para ela. Promover uma roda de conversa sobre a mãe e o pai, perguntando a cada criança como são, as características físicas, suas ocupações profissionais, o que eles gostam etc. Como atividade, entregar a seguinte folha e ajuda-los a escrever o nome do pai e da mãe, colorindo em seguida.

Caso a professora queira dar prosseguimento com essa mesma atividade para completar um livro com o objetivo de dar culminância às aulas dessa temática, nesse link há as outras páginas do livro.

Aula 3

Avós

Sugestões de vídeos que podem ser reproduzidos para a turma.

Depois da reprodução dos vídeos, conversar com as crianças sobre os avós, como é a convivência com eles. Sugestão de atividade:

Aula 4

Tios

Conversar com as crianças sobre seus tios, explicando que eles são irmãos de seus pais, avós (no caso do tio-avô, por exemplo). No futuro, quando seus irmãos tiverem filhos, eles serão tios (provavelmente, dependendo da turma que você trabalha, poderá ter alguma criança que já é tia). Nessa aula, pode-se trabalhar a letra T ou desenvolver alguma atividade matemática utilizando essa temática (perguntar quantos tios a criança tem e trabalhar o número associado à quantidade e a grafia do mesmo, por exemplo). Da mesma forma, trabalhar a temática primos.

Particulamente, gostei muito da forma que a profª Luciana fez a culminância das aulas com o livro um Amor de Família, envolvendo os pais nessa tarefa.

Você pode clicar aqui e conferir as outras fotos.

Dentro dessa mesma temática, você pode trabalhar a casa da família, utilizando o livro Cada um mora onde pode, também do Ziraldo.

E também utilizar músicas com essa temática.

8 comentários em “Plano de Aula: Eu e a minha família – alinhada à BNCC/Educação Infantil

  1. BOM DIA PROF° JAC, GOSTARIA DE PARABENIZA-LA PELO EXELENTE TRABALHO, PLANOS DE AULAS MARAVILHOSOS, SERÃO DE GRANDE VALIA P MINHA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, DEUS ABENÇOE PELA PARTILHA! #GRATIDÃO!

    Curtir

Deixe um comentário