Aula 01
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação
Conteúdo: cantigas de roda
Objetivo: desenvolver a oralidade, a ludicidade, a interação com outras pessoas
Recursos: cantigas de roda, crachás dos alunos, letra da cantiga A Canoa Virou no papel Kraft em caixa alta.
Habilidade da BNCC – (EI02TS03) utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
Instrumentalização (1ª atividade): falar para as crianças que hoje trabalharemos algumas cantigas de roda. Iniciará a aula cantando A Canoa Virou, colocando o nome de cada pessoa da sala na cantiga. Será fixado na parede o cartaz com a letra da música em caixa alta. A professora fará a leitura da letra da cantiga primeiramente, mostrando para a turma a direção da leitura, podendo usar uma régua para isso. Quando cantarem novamente, a criança deverá levar seu crachá para colocar no espaço que tem da música, até que todos encaixem o seu crachá.
Aula 02
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação
Conteúdo: cantigas de roda
Objetivo: desenvolver a oralidade, a ludicidade, a interação com outras pessoas
Recursos: cantigas de roda, crachás dos alunos, letra da cantiga A Canoa Virou no papel Kraft em caixa alta.
Habilidade da BNCC – (EI02TS03) utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
Instrumentalização: depois que todos participarem da última atividade, a professora dará um giz de cera para cada aluno. Ao lado do cartaz, a professora lerá linha por linha, mostrando aos alunos cada palavra que faz parte da cantiga. Mostrará aos alunos as vogais A, E, I, O e U grandes, de preferência num material firme, falando outras palavras que comecem com cada uma delas, perguntando também aos alunos. Chamando os alunos um a um, pedirá para identificar na letra da cantiga do cartaz onde estão as vogais e quando o aluno encontrar, deverá pinta-la com o giz que está na sua mão.
Aula 03
Campos de experiência: Escuta, Fala, pensamento e imaginação;
Conteúdo: treinando a grafia do próprio nome
Objetivo: familiarizar, ainda mais, as crianças com um ambiente letrado.
Recursos: tira com o nome da criança em caixa alta; alfabeto móvel impresso recortado; cola
Habilidade da BNCC –
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
Instrumentalização : na mesa, será colocado o alfabeto móvel já recortado. Chamando as crianças uma a uma (a regente fica com uma, a auxiliar com outra e a cuidadora cuida dos demais), entregará a tira com o nome da criança em caixa alta e pedirá que ela encontre as letras do seu nome para colar no caderno, juntamente com a tira do seu nome. Depois que colar, a criança poderá tentar escrever o seu nome embaixo, tentando copiar as letras.
Obrigada professora Já Bahia estou amando os seus planos de aula tem ajudado bastantr
Get Outlook for Android
________________________________
CurtirCurtir
muito bom seus planos
CurtirCurtir
Muito obrigada pelos planos tem ajudado muito.
CurtirCurtir
Muito obrigada por compartilhar suas experiências. Amei seu plano de aula!
CurtirCurtir
Gostei muito
CurtirCurtir
Bom dia!
O plano de aula é ótimo,pena que nas escolas públicas ,é uma professora para 20 alunos,sem ajudante.
CurtirCurtir
Obrigada pelos planos! 😘
CurtirCurtir