Meu nome – Plano de aula alinhado à BNCC – Educação Infantil

Aula 01

Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação

Conteúdo: cantigas de roda

Objetivo: desenvolver a oralidade, a ludicidade, a interação com outras pessoas

Recursos: cantigas de roda, crachás dos alunos, letra da cantiga A Canoa Virou no papel Kraft em caixa alta.

Habilidade da BNCC – (EI02TS03) utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

Instrumentalização (1ª atividade): falar para as crianças que hoje trabalharemos algumas cantigas de roda. Iniciará a aula cantando A Canoa Virou, colocando o nome de cada pessoa da sala na cantiga. Será fixado na parede o cartaz com a letra da música em caixa alta. A professora fará a leitura da letra da cantiga primeiramente, mostrando para a turma a direção da leitura, podendo usar uma régua para isso. Quando cantarem novamente, a criança deverá levar seu crachá para colocar no espaço que tem da música, até que todos encaixem o seu crachá.

Aula 02

Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação

Conteúdo: cantigas de roda

Objetivo: desenvolver a oralidade, a ludicidade, a interação com outras pessoas

Recursos: cantigas de roda, crachás dos alunos, letra da cantiga A Canoa Virou no papel Kraft em caixa alta.

Habilidade da BNCC – (EI02TS03) utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

Instrumentalização: depois que todos participarem da última atividade, a professora dará um giz de cera para cada aluno. Ao lado do cartaz, a professora lerá linha por linha, mostrando aos alunos cada palavra que faz parte da cantiga. Mostrará aos alunos as vogais A, E, I, O e U grandes, de preferência num material firme, falando outras palavras que comecem com cada uma delas, perguntando também aos alunos. Chamando os alunos um a um, pedirá para identificar na letra da cantiga do cartaz onde estão as vogais e quando o aluno encontrar, deverá pinta-la com o giz que está na sua mão.

Aula 03

Campos de experiência: Escuta, Fala, pensamento e imaginação;

Conteúdo: treinando a grafia do próprio nome

Objetivo: familiarizar, ainda mais, as crianças com um ambiente letrado.

Recursos: tira com o nome da criança em caixa alta; alfabeto móvel impresso recortado; cola

Habilidade da BNCC –

(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

Instrumentalização : na mesa, será colocado o alfabeto móvel já recortado. Chamando as crianças uma a uma (a regente fica com uma, a auxiliar com outra e a cuidadora cuida dos demais), entregará a tira com o nome da criança em caixa alta e pedirá que ela encontre as letras do seu nome para colar no caderno, juntamente com a tira do seu nome. Depois que colar, a criança poderá tentar escrever o seu nome embaixo, tentando copiar as letras.

7 comentários em “Meu nome – Plano de aula alinhado à BNCC – Educação Infantil

Deixe um comentário