Plano de aula: Noções Matemáticas – Alinhado à BNCC



Objetivos:

  • desenvolver noções de correspondência termo a termo;
  • obter noções de compreensão lógica;
  • associar imagens correspondentes.

Campo de experiências: 

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Habilidade:  (EI02ET01) (EI02ET05) (EI02ET07) Crianças bem pequenas

(EI03ET01) (EI03ET08) Crianças pequenas

Desenvolvimento:
 
Foram feitas duas fileiras de massa de modelar, com cores diferentes, a mesma quantidade de bolas, porém em uma das fileiras as bolas são maiores. Foi pedido aos alunos para levantarem hipótese de comparação. Também foi feita uma atividade lúdica: foram colocados todos os sapatos dos alunos no meio da sala e, ao comando da professora, cada aluno tinha que achar o seu par e calçá-lo.
 

Uma outra atividade de noção matemática foi elaborar uma lista com os nomes dos alunos e perguntar um a um, quem eles acham que é o colega mais pesado e o mais leve da turma. Em seguida uma balança foi levada à sala, todos os alunos pesados e descobrimos quem era o mais pesado e o mais leve. Para a turma, o aluno eleito como mais pesado e leve é o mesmo, e a explicação é que esse aluno é muito querido por todos.

 

 

 

 

Deixe um comentário