Projeto Desfralde

Projeto Desfralde

Objetivos

  • Ensinar a criança a controlar os esfíncteres e utilizar o banheiro para suas necessidades fisiológicas;
  • Ensinar a higiene após utilizar o banheiro (uso do papel higiênico, dar descarga, lavar as mãos);
  • Ajudar a criança a conquistar a autonomia.

Desenvolvimento:

1ª aula

Habilidades BNCC

(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

 No início da aula, mostrar para os alunos uma fralda descartável e imagens de penico, vaso sanitário, banheiro. Perguntar para que serve a fralda, quem a usa, mostrar as imagens dos itens do banheiro e perguntar/falar para que serve cada um deles.

Na sala, será criado um ambiente simbólico do banheiro, colocando cadeiras como penicos ( ou levar penico para a sala) ou vasos sanitários, mesa como pia(colocar embalagem de sabonete, disponibilizar uma pequena toalha), trazer bonecos para a sala e brincar de faz de conta de desfralde com as crianças. Esses bonecos, virão utilizando fraldas descartáveis e cada criança receberá uma para “ensinar”. A professora sentará em roda com as crianças, falando a elas que vão brincar de tirar o bebê da fralda e perguntará a eles quem utiliza fralda, quem já consegue usar o banheiro sozinho ou pedir para fazer xixi/coco. Como se os bonecos fossem crianças, a professora falará que hoje vamos treinar todos a saírem das fraldas, perguntando ao boneco:

-Você quer fazer xixi? E coco?

Tirar a fralda e levar ao penico/vaso. Orientar que todos façam a mesma coisa com os seus bonecos. Depois que o boneco fazer suas necessidades, pegar um pedaço de papel higiênico e mostrar como faz a limpeza e, depois, lavar as mãos. Explicar aos pequenos porque devemos lavar as mãos sempre depois de usar o banheiro. Deixar as crianças interagirem entre si, deixando que explorem bastante essa brincadeira.

 

2ª aula

Habilidades BNCC:

(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

 

Fazer uma roda de conversa com as crianças, perguntando de que jeito nosso corpo demonstra que a gente está com vontade de ir ao banheiro. A professora pode demonstrar com atitudes e convidar os alunos a fazerem o mesmo. Aproveitar o momento para ouvir a fala das crianças, perguntando como elas sabem que está vindo a vontade de fazer xixi, coco e até de soltam um pum, para que elas vão internalizando o conceito de que o nosso corpo envia sinais (ex.: quando a gente está com sono, com fome, como a gente sabe?). A professora pode levar imagens de crianças que demonstrem estar com vontade de ir ao banheiro e aliviadas, observar como elas interagem com essas ilustrações.

Nesse momento, as crianças são levadas até o banheiro para explorar esse ambiente. Durante a exploração, falar para elas que será iniciado o desfralde deles. Que vai ser muito legal nas próximas semanas e que não precisam ficar com medo e que depois que não utilizarem mais as fraldas, eles vão sentir mais livres e vão ficar mais a vontade.

 

  Nos próximos dias/semanas…

Em primeiro lugar, é necessário avisar aos pais sobre esse projeto. Na faixa etária dos 2 anos (depende da criança, algumas são mais cedo, outras mais tarde), as crianças já vão demonstrando que conseguem controlar os esfíncteres e querem se desvencilhar da fralda. O desfralde deve ser feito em parceria escola-família.

Iniciado o projeto, nos próximos dias, a família deve fornecer mudas de roupas e várias calcinhas/cuecas. Tomando como experiência o que já trabalhei com meus filhos e quando eu era professora do Infantil II, o método que utilizei foi o seguinte:

 

  • Tira-los das fraldas e colocar a roupa íntima, seguido da calça/bermuda/saia. Avisar que está sem fralda e se fizer xixi, coco, vai sujar. Porém, não tem problema. Apesar de ficar sujo, a professora vai limpar e trocar.
  • Assim que tira a fralda, levar ao banheiro para tentar fazer xixi. Alguns já conseguem fazer nesse momento.
  • Cronometrar para perguntar ou levar ao banheiro de 15 em 15 minutos. Crianças que já reconhecem os sinais do seu corpo, já pedem para serem levados.
  • Quando fizer coco, incentivá-la a dizer tchau durante a descarga. Uma maneira lúdica de trabalhar com ela durante a excreção;
  • Na próxima semana, aumentar o tempo de ida ao banheiro a cada 30 minutos. Depois, fazer o teste: aguardar se pedem para serem levados. Os que pedirem para serem levados, já conseguem controlar os esfíncteres. Seu trabalho já deu resultado.
  • Durante o desfralde pode acontecer períodos de evolução e regressão.
  • Respeitar o ritmo de cada um; geralmente, as meninas saem primeiro das fraldas.
  • A cada criança que consegue sair das fraldas, comemorar! Elogia-la bastante e incentivar os outros.

 

Esse processo pode levar 15, 30, 45 dias ou mais. É necessário paciência, dedicação e persistência. Quando eles saem da fralda, é lindo!

 

Atividades a serem desenvolvidas…

desfraldedesfralde

desfraldedesfraldedesfraldedesfralde

Fontes: parte desse projeto foi do site Nova Escola (Clique aqui e veja na íntegra); Pra Gente Miúda; imagens foram retiradas dos buscadores, caso uma delas seja sua, entre em contato para que sejam dados os devidos créditos.

2 comentários em “Projeto Desfralde

Deixe um comentário