Desenvolvimento dos bebês e sugestões de atividades – 0 a 11 meses

Recém-nascidos

Muitos pais estão curtindo a chegada do bebê em casa. É uma explosão de fofura, aquele ser tão pequenininho, aquele chorinho agudo, aquele cheirinho de nenê, aquele sono de tirar o sono dos pais de primeira viagem (Volto no tempo quando meu filho mais velho nasceu e eu tinha tanto medo, toda hora ia verificar se estava respirando!).

O bebê não sabe sabendo… inclusive mamar. Ele já nasce com o reflexo de sugar, mas assim como a mãe vai aprender a amamentar (a de 1ª viagem), o bebê vai aprender junto. E esse processo, até ele sugar bem, varia de bebê a bebê (tem bebê que no 3º dia já está craque enquanto outro leva semanas).

Porém, mesmo sendo tão novinho, é possível já fazer a estimulação para ajudar no seu desenvolvimento. A estimulação é a chave: quanto mais estimulado, mais coisas o bebê será capaz de fazer e de interagir com o meio e com as pessoas. O amadurecimento do bebê se desenvolve em etapas e a ciência explica isso: a formação dos circuitos neurológicos é induzida pela mielina, uma substância branca e gordurosa que recobre as células nervosas, tendo como função o tráfego de impulsos nervosos entre as células, ativando a sinapse que é a comunicação entre neurônios. Se a criança é estimulada, cada habilidade que ela já possui é aperfeiçoada ou se combina com outras já aprendidas.

No primeiro mês, o bebê vai aprender a controlar seu corpo. A musculatura dos olhos ele ainda não consegue controlar, ele ainda não enxerga muito bem (somente objetos mais próximo dos olhos). Por isso, é tão comum a presença de móbiles nos quartos dos bebês.

móbile

O olhar do bebê é atraído para objetos em movimento e cores chamativas. No momento em que ele para de olhar, é porque não tem mais interesse nessa atividade. Mostre sempre brinquedos coloridos, mova-os de um lado para outro, fazendo com que ele acompanhe o movimento com os olhos ou com a cabeça. Muito cuidado com brinquedos com sons ou luzes, mostre-os com cautela. A audição do bebê está desenvolvida desde o 5º mês de gestação e depois do nascimento continua apurado – e ele demonstra predileção pela voz materna.

Estimule o bebê com o espelho. Mostre o seu rostinho e vá apontando e falando as partes do rosto (nariz, olho, bochecha etc)

bebê espelho

Nesse período também use e abuse das músicas. Insira músicas na hora de acordar, hora de mamar e hora de dormir. Estimule-o também com músicas só tocadas (confira aqui uma playlist de Rock de Ninar no Spotify).

Os outros meses…

No segundo mês, o bebê já consegue virar o rosto de lado quando colocado de bruços, além de já apresentar o reflexo do sorriso, de erguer o queixo e de estender o corpo para trás quando levantado. Ele já consegue ver o rosto das pessoas com mais detalhes e pode reconhecer as pessoas do seu meio de convívio. No terceiro mês, o bebê já consegue segurar alguns brinquedos com as mãos e tanto eles quanto suas mãozinhas são sempre levadas à boca. Quando coloca o seu bebê em pé, ele tenta se apoiar nas próprias pernas e o padrão de sono começa a mudar: se antes, quando recém-nascido, dormia de 20 a 22 horas por dia, a partir de agora passa a dormir 16 horas. Ele já começa a virar o corpinho de lado e tenta se comunicar com os pais através de balbucios.

No quarto mês, provavelmente estará mais ativo durante o dia e dormindo a noite toda. Ele tenta pegar objetos suspensos e passa brinquedos de uma mão para a outra. Começa a explorar o corpo com as mãos. Chora quando é deixado sozinho e gosta de brincar de “Cadê o bebê?”. A partir daqui, o bebê passa a perceber que o som acompanha os movimentos da boca. No quinto mês, o bebê começa a se mexer a partir da cintura, durante o banho se diverte batendo as mãozinhas e pézinhos na água (tem o controle desses membros). O bebê já está perto de sentar.

No sexto mês, o bebê já senta e tenta se equilibrar ao pegar os brinquedos ou objetos que estejam perto dele. Interage cada vez mais com o ambiente, consegue arranhar, chutar, se balançar, esfregar, debater. É possível que o bebê já role sozinho no berço. No sétimo mês, o bebê passa a apoiar as duas mãos no chão e quando sofre uma queda, o cérebro envia uma mensagem de que ele não pode tirar as duas mãos no chão para pegar um objeto, pois pode cair novamente. Ele começa a fazer os movimentos de pinça (pega objetos utilizando o polegar e o dedo indicador). Gosta de bater palmas. A partir do oitavo mês, o bebê começa a entender o não e percebe quando é separado da mãe. Aprende a jogar os objetos e passa a compreender que tudo o que vai (brinquedo atirado ao chão), volta (brinquedo tirado do chão e entregue nas suas mãos).  Senta sem apoio e pega objetos próximos de si sem cair.

No nono mês, começa a engatinhar e começa a tomar decisões por conta própria. Entre 10 e 11 mês, começa a ficar em pé e se apoiar para dar os primeiros passos.

 

Sugestões de atividades

A equipe de professores que coordeno pesquisa atividades na internet (Pinterest, Google, Facebook) e desenvolve como os pais podem trabalhar com seus bebês. Seguem as imagens e se alguma pertence a você, entre em contato para que eu possa lhe dar os devidos créditos.

atividade para bebê

Brincar com brinquedos musicais, estimulando-o a tocar, soprar.

 
atividade para bebê

Manipular bexigas – sempre com supervisão de um adulto.

 

atividade para bebê

Brincar na frente do espelho, fazer caretas, imitações.

 

atividade para bebê

Os bebês que estão entre três e quatro meses podem ser colocados de bruços por alguns minutos.

atividade para bebê

Brincar de “Cadê o bebê?”

atividade para bebê

Deixar manipular diversos objetos, como tampas…

 

atividade para bebê

tecidos que podem ser colocados e retirados de potes…

 

atividade para bebê

manipular objetos dentro da banheira, durante o banho…

 

atividade para bebê

manipular pregadores de roupas – que podem estar preso na roupinha para ele retirar…

 

atividade para bebê

embalagens de ovos de páscoa, caixas, tubos, latas.

atividade para bebê

Colocar o bebê o chão e em volta alguns brinquedos distantes, para estimulá-lo a alcançá-los.

 

atividade para bebêatividade para bebêatividade para bebê

Manipular garrafas ou luvas sensoriais, que podem ser preenchidas com papéis, ervas (cheiro-verde, camomila, orégano), grãos, algodão.

 

atividade para bebê

colar brinquedos com fita crepe para ele descolar da parede

 

atividade para bebê

Manipular macarrão cru ou cozido

atividade para bebê

 

atividade para bebê

Manipular ervas aromáticas.

 

Essas são algumas sugestões… aproveite bem o tempo com o seu bebê, ele cresce. Essa fase passa muito rápido.

 

Referências:

Revista Crescer (aqui e aqui)

Pinterest

 

6 comentários em “Desenvolvimento dos bebês e sugestões de atividades – 0 a 11 meses

  1. Adoro o seu trabalho tem me ajudado bastante com relação a BNCC principalmente nos campos de experiências. Quero que você tire algumas dúvidas com relação a situação didática.

    Curtir

  2. No nosso plano de aula temos a situação didática que fomos orientadas que nesse item descrevemos o passo a passo de como vamos aplicar a atividade. Realmente é isso mesmo.

    Curtir

Deixe um comentário