Adaptação das crianças à creche

Falando de Centros Educacionais Infantis ou Creches, a adaptação é o momento de transição no qual a criança passa a se habituar a uma nova rotina com outras crianças e adultos, criando um vinculo com essas e se sentindo mais segura com o passar do tempo.

Não existe um tempo determinado para essa transição, que costuma variar de criança a criança, podendo levar uma ou duas semanas, às vezes mais, levando em consideração o histórico da criança, da família e de experiências anteriores relacionadas à separação dos adultos responsáveis pelos seus cuidados.

Antes do início das aulas ou no momento da matrícula da criança, é interessante que a escola entreviste os pais e preencha a ficha de anamnese do pequeno, o qual fornecerá informações detalhadas, auxiliando os professores a planejarem atividades de acordo com os interesses e experiências dos alunos. Vale também lembrar que esse momento é propício para que os pais sintam segurança e criem vinculos com a Instituição Escolar.

O professor deve criar uma aproximação com a criança, transmitindo segurança, porém sem forçar uma relação com a mesma. Com o fim de que se estabeleça um vínculo, o ideal é que seja recebida sempre pela mesma pessoa e, aos poucos, tome consciência de que a creche/cei/escola é um espaço coletivo, estreitando laços com outras pessoas.

No momento da matrícula da criança é necessário de que os pais sejam informados sobre o período de adaptação da mesma, orientando-os a prepararem a criança para essa nova rotina, conversando com ela sobre a importância de frequentar esse espaço, que todos que estão ali cuidaram dela enquanto os pais trabalham e que no final do dia os mesmos voltaram para buscá-la. O momento mais difícil para os pequenos é a despedida dos responsáveis no momento da entrada e os pais devem estar preparados para um momento cheio de choro e desespero. Porém, devem estar cientes que isso só ocorre nesse momento e que no restante do dia a criança está envolvidas em diversas atividades que as levam a interagirem uns com outros até o momento de ir embora.

As crianças da faixa etária 0 a 3 anos costumam ter objetos de apego, como cobertores, fraldas de pano, chupeta etc. Esses objetos costumam dar segurança emocional a elas porque remetem ao conforto do ambiente familiar. Durante o período de adaptação não é indicado aos professores fazer com que eles descartem esses objetos. Com o tempo, enquanto ela vai se adaptando e se sentindo mais à vontade, o professor pode delimitar em quais horários elas podem utiliza-los para não atrapalhar movimentos durante as refeições, brincadeiras e outras atividades.

O professor deve planejar atividades simples e que não sejam muito diferente das demais que ele aplicará ao longo do ano. Para as crianças de zero a um ano, o ideal é focar nos cuidados essenciais e na manutenção da rotina, já para os maiores atividades com pinturas, gelecas, contações de histórias e brincadeiras ao ar livre são ideais.

Em breve serão postadas aqui no blog atividades para adaptação de 0 a 3 anos e também uma ficha de anamnese.

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